Documentário: The King of Kong

thekingofkong.jpgNa semana passada assisti a um documentário fantástico sobre o mundo dos games: “The King of Kong: A Fistful of Quarters”. Produzido em 2007 e dirigido pelo novato Seth Gordon, ele trata essencialmente de dois jogadores que disputam o título de maior recorde de todos os tempos no arcade Donkey Kong. São eles Billy Mitchell, que joga em público desde os anos 80 e é super conhecido no meio, e Steve Wiebe, um engenheiro que aprendeu as manhas do game quando, desempregado, passou horas em sua garagem digladiando com a máquina. Vemos, em meio às peripécias e brigas familiares regadas a algumas teorias de conspiração gamística, a ameaça feita por Wiebe ao título mundial – da fita de vídeo gravada em casa com o novo recorde – a prova – à viagem a um campeonato de games em outro estado; afinal, é preciso convencer a todos. Nota-se, também, como Billy Mitchell é, embora intitulado como o “maior jogador de jogos clássicos de arcade da História”, nitidamente enfocado como o vilão, ao passo que Wiebe é visto como o cara legal.dkong_title.png

Bem-feito, dinâmico e bem escrito, “O Rei do Kong” mostra também o pessoal do site Twin Galaxies, o receptáculo internacional de recordes de games em geral, mas especialmente dos clássicos. Há um momento pitoresco, inclusive, em que um dos “juízes”, responsável por analisar as centenas de fitas de vídeo enviadas diariamente ao site via correio, mostra a quantidade de fitas em sua sala de estar. É impressionante como classic gaming é levado a sério nos E.U.A. Vemos como é forte a cultura de games e tudo o que cerca o mundo desse tipo de diversão eletrônica naquele país.

O desfecho é mais ou menos óbvio, mas não se engane! Cheque o Twin Galaxies! Depois de ver este documentário, você jamais enxergará Donkey Kong da mesma fora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: