Não gosto de você: Bushnell Vs. Baer

ralph_baer.jpgOntem tive a oportunidade de ler a entrevista feita pelo UOL com o pai da Atari, o engenheiro americano Nolan Bushnell. Como de praxe nessas entrevistas, aguardei que meus olhos se deparassem com duas perguntas referentes a Ralph Baer, o engenheiro alemão – radicado nos E.U.A – que foi creditado na História como o inventor do videogame doméstico, o Odyssey. Abaixo reproduzo parte da entrevista:

“SO – E Ralph Baer e a Magnavox Odyssey, o primeiro console para a sala de estar que foi vendido antes da primeira Pong jamais ser instalada?

Bushnell – A Atari estava no ramo muito antes da Magnavox sair. Fizemos o “Computer Space” antes da Magnavox. A Atari obteve sucesso após sucesso, e a Magnavox teve um jogo análogo que não foi muito bem recebido. Não era divertido. Ralph Baer gosta de pensar que inventou a Pong, mas ele inventou a Magnavox, que é um jogo totalmente diferente.

SO – Bem, ele recebeu uma medalha presidencial pela “criação, desenvolvimento e comercialização pioneira de videogames interativos”. Mas então vocês tiveram mais sucesso financeiro. Quando Baer estava aqui na Alemanha, no ano passado, ele disse que ainda desce todos os dias para o porão para soldar e inventar coisas. O mesmo acontece com o senhor?

Bushnell – De fato não. Sou um cara diferente. Penso em termos de negócios, em termos de coisas que são realmente grandes e casam tecnologia com entretenimento. É aí que gosto de passar meu tempo e tento garantir que surja um negócio”.

bushnell1.jpgA “briguinha” dos dois vem de longa data. Baer, cujo invento (o Brown Box) foi idealizado na década de cinquenta e criado/desenvolvido na década seguinte, foi patenteado e virou o primeiro videogame doméstico do mundo, o Odyssey (não confundir com o Odyssey lançado no Brasil). Bushnell, com o auxílio do engenheiro Al Alcorn, criou o primeiro sistema de Arcade de sucesso popular, o famoso PONG, em 1972. As rusgas entre os dois titãs começaram, então, quando Baer acusou Bushnell de ter copiado a idéia de um dos jogos do Odyssey, o Table Tennis, para a criação de seu PONG. De fato, Bushnell participou do evento em que o Odyssey foi primeiramente demonstrado ao público – seu nome consta da lista de participantes do trade show em Burlingame, Califórnia em 1972. Por outro lado, Bushnell disse à ocasião que os jogos do Odyssey eram simplórios em demasia, que seu PONG era mais avançado e mais divertido; portanto, não seria uma mera cópia do Table Tennis. Disse, também, que havia criado um jogo anterior ao PONG de sucesso irrisório, o Computer Space, e portanto não era um novato na área. O desfecho do episódio não poderia ser pior para o “relacionamento” de ambos: em 1977 a Atari precisou pagar à Magnavox, detentora dos direitos do Odyssey, a quantia de 700 mil dólares por ter infringido a Lei de Patentes.

Brigas e desentendimentos à parte, o fato é que ambos têm uma importância ímpar na História dos games. São tão importantes quanto diferem entre si. Baer é um técnico por formação, engenheiro de televisores, e sua praia é ser inventor, criar e fabricar. Já ouviu falar do jogo Genius (Simon)? Pois é, ele quem o criou! Bushnell, embora também engenheiro, teve o tato, o tino comercial de transformar aquelas novas tecnologias em produtos largamente vendáveis, em sucessos de público; a praia de Bushnell, portanto, era o dinheiro, o desafio.

pong.pngDiscutir quem fez o quê ou quem foi/é o mais importante para o advento do videogame enquanto novidade é como discutir sobre a origem do ovo e da galinha: quem veio primeiro? Em nosso caso, porém, a pergunta que se aplicaria seria esta: quem começou a detestar outrém primeiro: Bushnell ou Baer? Eis a questão!

Não deixe de ler a entrevista que fizemos com Ralph Baer na Revista Jogos 80.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: