Moon Patrol: a melhor versão doméstica?

Moon Patrol é um clássico favorito do Arcade. Gastei inúmeras fichas neste game lançado em 1982 pela Irem – e distribuído pela Williams no Ocidente – que foi o primeiro a incorporar o tipo de scroll em parallax (imagens de fundo que se movem em velocidades diferentes, o que dá impressão de distância e profundidade) na tela. No comando de um tanque lunar, o jogador precisa percorrer a superfície do satélite natural da Terra enquanto alveja naves alienígenas e rochas, e salta sobre buracos e rochas. Não bastasse a ação empolgante, a trilha sonora dá cadência, contagia e é super viciante.

Após duas décadas, fica a pergunta: qual a melhor versão doméstica de Moon Patrol? O game, aliás, foi portado para Apple II, Atari 2600, Atari 5200, Atari 800, Commodore 64, MSX, TI-99/4A, TRS-80, ZX Spectrum, Atari ST e, não oficialmente, para o ColecoVision. Na verdade, eu escolhi três versões, as melhores na minha opinião.

 

Atari 2600

mpatari.gif

A versão do Atari 2600, lançada pela própria Atari em 1983, é surpreendentemente divertida apesar das deficiências do console em relação aos gráficos e som. Até mesmo o tanque lunar, cuja aparência difere totalmente da versão Arcade, é animado. E, claro, a música está lá. Muito bacana!

Vídeo comentado (em Inglês) da versão do 2600:

 

ColecoVision

mp5.jpg

O ColecoVision recebeu, talvez, a melhor versão 8 bits na forma de um clone, Matt Patrol, programado por Matt Householder e que seria lançado pela Atarisoft em 1984. Devido ao Crash de 1983, o game não chegou a sair oficialmente, mas recentemente teve alguns gráficos alterados por seu criador, bem como o nome do jogo, para que a ROM pudesse ser disponibilizada para download. Os gráficos do tanque lunar – e a animação do molejo da suspensão – são praticamente idênticos ao do Arcade, há a reprodução do scroll e a música viciante. Pena realmente que os gráficos tenham sido mudados; as naves e as rochas são diferentes (alguns até bizarros!). Muito boa a versão! Podem baixar o protótipo aqui.

Um vídeo que fiz da animação do tanque em Matt Patrol (sem áudio):

 

Atari ST

mp1.gifO micro de 16 bits da Atari dispõe de uma versão muito bonita de Moon Patrol, publicada pela própria Atari em 1987. Colorido e bem animado, o game do ST é, de longe, o mais bonito graficamente, embora o gráfico do tanque lunar tenha sido apenas inspirado no Arcade. A ação é rápida, mas há um grande problema: a velocidade do tanque parece estar “amarrada” à velocidade do terreno lunar, diferentemente da versão Arcade; quando se desacelera o tanque, tem-se a impressão de que a superfície igualmente “desacelera”, o que tira um pouco da graça. A música, embora parecidíssima com a original, ganhou um arranjo um tanto diferente, o que pode desagradar aos fãs mais hardcore. No geral, é bem bacana.

Um vídeo da versão Atari ST (não com a música original do game):

 

Apple II

mp4.gif

A versão dos micros Apple II, lançada pela Atarisoft em 1983, é uma das mais legais. É bonita graficamente, apesar do déficit de cores dos Apple, é rápida e dispõe da famigerada música. Há uma tela de abertura, também, super bonita.

 

Humildemente, porém, acho que nenhuma versão doméstica faz jus à versão do Arcade, um dos jogos mais legais de todos os tempos. Fiquem, então, com o vídeo abaixo:

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: